Olá, hoje iremos entender um pouco mais sobre o ingrediente Ácido Lático, muito versátil e bastante usado na Cosmetologia.

COMPRE AQUI O ÁCIDO LÁTICO.

Há pouco tempo atrás soltamos um conteúdo da série “Conheça o ingrediente” falando sobre o Ácido Cítrico, se você não viu esse post ainda, veja aqui.

Primeiramente é importante saber que ambos os ácidos são AHAs ou alfa hidroxiácidos, ou seja, são ácidos orgânicos naturais e, estruturalmente, são ácidos orgânicos fracos, com um ou mais grupos hidroxila atrelados ao carbono alfa.

Os AHAs são encontrados naturalmente em diversos vegetais, como por exemplo cana-de-açúcar (ácido glicólico) e frutas (ácidos cítrico e málico), e também no leite azedo (no caso do ácido lático). Apesar de ocorrer no leite, o Ácido Lático de grau cosmético é sintetizado quimicamente (e vegano). 

AHAs
AHAs

Ácido Lático

O Ácido Lático é usado tanto para ajustar o pH de formulações quanto para criar produtos de cuidados com a pele que promovem esfoliação química. As pessoam usam o Ácido Lático nos cuidados com a pele há séculos! A saber, ele é mais suave do que seu irmão AHA, o Ácido Glicólico.

Dessa forma, os regulamentos de saúde de alguns países estipulam que todas as formulações que contenham 3% ou mais de ácido lático devem conter estes avisos:

“Use apenas conforme instruído.”,

“Evite contato com os olhos.”,

“Se a irritação persistir, interrompa o uso e consulte um médico.”,

“Recomenda-se que, antes da exposição ao sol, os usuários cubram as áreas onde os AHAs foram aplicados com filtro solar.”,

“O contato do produto com a pele deve ser de frequência ou duração limitada.”

Ácido Lático
Ácido Lático

Concentração de uso

A saber, para ajuste de pH geralmente se usa menos de 1% (usualmente até menos de 0,5%).

Para esfoliação química, não se usa mais do que 10%, embora a recomendação seja de começar com menos.

O uso não profissional de ácido lático é limitado a no máximo 10%, com um pH igual ou superior a 3,5. Quaisquer concentrações superiores a 10% são limitadas ao uso profissional (médicos e profissionais habilitados a manipular peelings químicos fortes).

Normalmente é vendido como uma solução líquida aquosa, e pode variar sua concentração entre 70 e 90%. Então, consulte seu fornecedor para confirmar a concentração do produto que você tem em mãos.

  • Trata-se de um fluido límpido e ligeiramente viscoso.
  • pH: 0,6
  • Solubilidade: solúvel em água.
  • Não use ácido lático (ou outros AHAs) junto com retinol. Não aplique na pele irritada.
  • Use luvas, o ácido láctico concentrado é muito forte.
Use luvas
Use luvas

Benefícios para a pele

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que os AHAs poderão ser aliados ou inimigos da pele, tudo dependerá da sua concentração de uso.

Inegavelmente, os ácidos utilizados como agentes de peelings em altas concentrações tendem a destruir a coesão dos corneócitos da barreira da pele e resultam em irritação, que é prejudicial à pele (sem o devido suporte). Por outro lado, em baixas concentrações, podem ser benéficos à pele, devido às modificações epigenéticas que oferecem ao complexo inflamatório natural da pele.

Em outras palavras, os AHAs podem possuir efeitos contrários na pele, dependendo da sua concentração.

Então, quando aplicados na pele humana, diferentes concentrações de AHAs oferecem diferentes benefícios cosméticos e terapêuticos. Vamos conferir alguns dos efeitos benéficos a seguir:

  • Melhor renovação das células da pele para uma pele mais lisa e uniforme
  • Reduz a hiperpigmentação
  • Pode ajudar com acne
  • Aumenta a hidratação e nosso NMF (Fator de hidratação natural)

Dicas de uso

Certifique-se de que o pH final do produto seja 3,5 ou superior, já que pH inferiores a 3,5 são ácidos demais para nossa pele. Se você estiver criando um produto esfoliante, quase certamente precisará aumentar o pH de sua formulação (recomenda-se usar uma solução de hidróxido de sódio a 10%). Como o ácido lático tem um pKa de 3,86, recomendamos então formular em um pH próximo a 3,86 para um desempenho ideal.

Assim sendo, o fator mais importante que determina o quanto um determinado ácido se ioniza e se decompõe é o pH da solução em que está. Portanto, quando o pH é igual ao pKa significa que metade do ácido está em forma de ácido livre, e a outra metade é dissociada.

Se seguir uma formulação que exige ácido lático, certifique-se de prestar atenção à concentração exigida na formulação. Se a concentração do seu ácido for diferente da concentração usada na fórmula, ajuste o teor de ácido lático e água da formulação a fim de obter a mesma porcentagem final de ácido lático.

  • o pH altera a quantidade de AHA no seu produto que será absorvida pela sua pele.
  • pHs mais baixos aumentam a quantidade de AHA que pode ser absorvida, mas também aumenta o potencial de irritação.
  • Um produto com um pH maior do que o recomendado ainda funcionará, mas não tão bem (e possivelmente tão mal que não terá nenhum efeito). Um produto com uma concentração mais alta (%) de AHA pode sair com um pH ligeiramente mais alto e ainda ser eficaz.
Uso Cosmético
Uso Cosmético

Segurança

O Painel de Especialistas do CIR avaliou os dados científicos e concluiu que “… o ácido lático… [era] inegavelmente seguro para uso em cosméticos e produtos de higiene pessoal em concentrações de 10% ou menos, em formulação final com pH de 3,5 ou superior, quando formulados para evitar o aumento sensibilidade ao sol ou quando as instruções de uso incluem o uso diário de proteção solar”.

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Ácido Lático:

E então, gostou de conhecer mais sobre o ingrediente Ácido Lático? Você tem interesse em ver a gente fazendo Formulações Cosméticas usando o ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Referências Bibliográficas

CIR SAFETY. Ingredientes: Latic Acid. Acesso em 27 abril de 2023.

Michelle Wong. Fact-Check: Why does pH matter for AHAs and BHAs? Acesso em 27 abril de 2023.

Swift Crafty Monkey. Alpha Hydroxy Acids. Acesso em 27 abril de 2023.

UL Prospector. Latic Acid. Acesso em 27 abril de 2023.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

2 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Ácido Lático

Deixe uma resposta